A escala 6x1 acabou. Agora é hora de "ajeitar" as coisas.
O fim da escala 6x1 representa uma mudança importante para milhões de trabalhadores, mas também exige que empresas reorganizem turnos, equipes e custos. Entre o direito ao descanso, os desafios das operações contínuas e os possíveis impactos econômicos, a questão agora é como adaptar o trabalho sem transferir a conta para quem trabalha ou consome.
Na sexta-feira, 19/10/2026, o Congresso promulgou o fim da escala 6x1.
A Emenda Constitucional 141 estabelece a transição para cinco dias de trabalho e dois de descanso, sem redução salarial. Em dezembro, a jornada máxima cai de 44 para 42 horas semanais e, um ano depois, para 40 horas.
Eu não sou contra. Só me preocupa como as empresas vão se "ajeitar" diante dessa mudança.
Segundo o Ministério do Trabalho, aproximadamente 14,9 milhões de pessoas trabalham atualmente na escala 6x1. É muita gente. E muita operação para reorganizar.
Pense numa farmácia que funciona todos os dias, num supermercado, numa fábrica ou mesmo numa equipe de TI responsável pelo suporte 24 horas.
O cliente vai continuar chegando, a máquina vai continuar funcionando e o sistema vai continuar apresentando problemas. Inclusive aos domingos, feriados e de madrugada.
Só que agora será necessário distribuir esse trabalho de alguma outra maneira. Sinceramente, não acho que essa seja uma conta simples, especialmente para empresas menores.
Uma empresa grande pode ter mais alternativas para redistribuir turnos, contratar ou automatizar atividades. Mas nem sempre sem custo, claro.
Agora imagine uma pequena loja com quatro funcionários, que precisa manter o atendimento durante todo o horário comercial. Talvez esse pequeno comércio não consiga resolver a escala apenas reorganizando as folgas.
E contratar custa dinheiro. E, atualmente, sabemos que esse dinheiro não está sobrando.
Na TI, conheço bem esse tipo de dificuldade.
Uma operação que precisa de suporte 24 horas não pode simplesmente ficar algumas horas sem ninguém porque a equipe ficou mais produtiva.
Claro que podemos automatizar atendimentos, implementar monitoramento inteligente, usar IA para identificar incidentes, reiniciar serviços e resolver problemas recorrentes sem intervenção humana.
Aliás, deveríamos fazer isso independentemente da mudança na jornada.
Mas automação ainda não elimina a necessidade de gente. Quando acontece alguma coisa fora do previsto, quando um incidente exige análise, decisão ou intervenção, alguém precisa estar disponível.
E o fato é que disponibilidade não se resolve apenas aumentando a produtividade.
Por outro lado, também acho difícil ignorar o que significa trabalhar seis dias para descansar um.
Para muita gente, a única folga acaba sendo o dia de limpar a casa, resolver pendências, fazer compras, cuidar de alguém e tentar descansar antes de começar tudo novamente.
Dois dias mudam bastante essa rotina.
E não acho que precisamos justificar esse tempo dizendo que o trabalhador poderá estudar mais, fazer cursos ou se tornar mais produtivo. Isso seria, talvez, preencher o tempo economizado no trabalho com mais obrigações.
Talvez ele queira simplesmente descansar.
Na verdade, poderá fazer o que quiser, sem ficar olhando o relógio.
E está tudo bem.
Tenho visto argumentos de que reduzir a jornada vai aumentar a produtividade e compensar os custos. Pode acontecer, mas depende muito da atividade.
E pode ser ao contrário também: a produtividade deveria ter aumentado antes da redução da jornada.
E isso abre outro ponto nessa conversa: por que esperamos alguma coisa acontecer para nos preocupar com aquilo que já não estava funcionando tão bem?
Será que nos contentamos com pouco? Ou será que simplesmente fomos adiando mudanças porque, até então, não havia nada nos obrigando a fazê-las?
Tínhamos que ter pensado nisso antes, independentemente da lei.
Mas agora o prazo está aí.
Então, de novo, vamos ter que nos ajeitar.
Quem trabalha por entregas pode conseguir fazer em 40 horas aquilo que antes fazia em 44? Talvez. Mas será que isso não pode aumentar também os riscos, a pressão e os erros?
E quem precisa manter uma loja aberta, acompanhar uma linha de produção ou sustentar sistemas funcionando 24 horas enfrenta outra realidade.
Alguém precisa estar lá. Mesmo quando não existe nada para fazer naquele momento.
É por isso que me preocupa quando vejo essa discussão sendo tratada como se fosse uma conta que fecha automaticamente, tanto por quem comemora quanto por quem prevê uma catástrofe.
A lei estabeleceu novos limites, mas não reorganizou os turnos, não contratou ninguém e não colocou dinheiro no orçamento das empresas.
E essa parte, agora, terá que ser resolvida por quem administra a operação.
Os juros continuam altos, os encargos sobre a folha de pagamento continuam pesando, especialmente para quem tem uma operação pequena. E nada disso facilita a adaptação.
Será que vamos descobrir, daqui a alguns meses, que o trabalhador ganhou um dia de descanso, mas agora precisa correr ainda mais nos outros cinco para dar conta de um trabalho que ninguém reorganizou?
Ou vamos ver pequenas empresas reduzindo o atendimento, cortando serviços e repassando os novos custos porque não conseguiram absorvê-los?
Seria ruim, não é?
A mudança está aprovada. Agora precisamos encontrar uma forma de fazer essa conta fechar para os dois lados.
Porque, se a redução da jornada vier acompanhada de sobrecarga para quem trabalha, dificuldades para quem emprega e aumentos de preços para quem consome, parte dos benefícios poderá se perder pelo caminho.
O trabalhador terá mais tempo para viver. Mas, se esse tempo vier acompanhado de uma perda significativa de poder de compra, quanto da conquista terá realmente chegado até ele?