Educar para o futuro
Passamos gerações ensinando crianças a se preparar para trabalhar.
E isso fez sentido.
Aprender a ler, escrever, calcular, cumprir compromissos, trabalhar e produzir continuará sendo importante.
Mas talvez tenhamos tratado como secundária uma parte enorme da formação humana simplesmente porque ela não aumentava a produtividade.
Conviver.
Cuidar de alguém.
Criar alguma coisa sem precisar transformá-la em produto.
Fazer parte de uma comunidade.
Construir amizades.
Descobrir algo apenas porque aquilo despertou curiosidade.
Saber ficar sozinho sem se sentir abandonado.
Tudo isso costuma aparecer depois.
Depois da escola.
Depois do trabalho.
Depois das obrigações.
Depois que finalmente sobra tempo.
Só que a tecnologia pode mudar justamente essa conta.
Se máquinas e sistemas assumirem uma parcela maior daquilo que fazemos hoje só porque precisa ser feito, talvez algumas dessas habilidades deixem de ser acessórios de uma vida produtiva.
Talvez passem a ser parte central da própria preparação para a vida.
Não porque o trabalho vai desaparecer.
Mas porque preparar alguém apenas para produzir talvez seja pouco para um mundo em que produzir ocupe menos espaço.
Talvez preparar uma criança para o futuro também seja ensiná-la a viver quando não houver uma tarefa dizendo o que fazer em seguida.






